Projeto GO! – Mobilidade na Educação (Versão 3.0)
Programar para Voar (Code2Fly)

Enquadramento

O Centro de Competência Entre Mar e Serra (CCEMS) tem investigado a forma de potenciar a aprendizagem da programação em TIC nos vários níveis de ensino em intervenções em contextos reais. Neste sentido apresentamos, integrado no projeto GO! a iniciativa “Programar Para Voar” (Code2Fly) que resulta da investigação, testes e experiências realizadas nos últimos meses pela equipa CCEMS (e.g. https://www.youtube.com/watch?v=Zp5qjZK6610).


Nas diferentes tipologias pretendemos que os alunos foquem o seu esforço na programação de objetos tangíveis, como complemento à programação para o ecrã, como estratégia para uma melhor perceção do espaço tridimensional, motivação para o tema e realização de atividades em contacto com a natureza. Consideramos três tipologias que apresentamos de forma sucinta.

1 - Programar pequenos dispositivos em ambiente gráfico - Já em fase de implementação


Objetivos específicos: Promover a programação em ambientes gráficos de objetos reais que se movimentam de acordo com a programação introduzida.
Conteúdos:
- Instalação do software em tablets (Android).
- Referencia a algumas medidas de segurança e de privacidade que se devem ter ao manusear este tipo de equipamentos.
- Criação de algoritmos e de ciclos em programação gráfica.
- Partilha de programas criados em ambiente gráfico.
- Construção de programas para mover pequenos objetos.
Enquadramento: curricular, clubes
Destinatários (preferenciais): Alunos do Ensino Básico


Exemplo de atividades:
A- Criação de narrativas usando programação por blocos.
B- Criação de programas que permitam controlar drones e resolver problemas simples. Exemplo: criar um programa em que um drone percorra uma trajetória retangular, atendendo à noção de ângulos internos de um quadrilátero.


2 - Constrói e programa o teu drone (em desenvolvimento)


Caracterização: Pretende-se nesta tipologia que os alunos construam e programem Drones de pequenas dimensões, controlados por Arduíno.
Destinatários: Alunos do Ensino Vocacional, Ensino Secundário e Ensino Profissional
Enquadramento: curricular, clubes

3 – O vigilante: a escola como centro de saberes (em desenvolvimento)


Caracterização: Esta tipologia envolve um Drone ao qual podem estar acopladas diversas tecnologias: câmaras específicas, sensores, etc.
Destinatários: Escolas e Professores
Enquadramento: envolvimento com a comunidade e o meio, e análise dos dados ao nível curricular.

Tal como o nome da modalidade sugere "Mobilidade, Ciência e Ambiente", pretende-se promover o estudo de variáveis ambientais, devidamente enquadrado tanto a nível curricular como extracurricular, utilizando um conjunto de equipamentos para recolha de dados (GPS, Sensores e Máquina fotográfica Digital). Posteriormente à recolha de dados, terá lugar o seu tratamento e interpretação.

Como objetivos desta modalidade destacam-se:

  • Promover nos alunos o espírito crítico em relação ao meio circundante;
  • Fomentar o ensino experimental e contextualizado das ciências através de trabalho projeto em torno do estudo do meio circundante e da realidade local;
  • Desenvolver competências para a utilização de ferramentas da WEB 2.0 no âmbito do trabalho escolar e na educação para a cidadania;
  • Promover a partilha de informação disponibilizando os recursos em ferramentas Web 2.0 em trabalho colaborativo com outras escolas.

Destina-se aos grupos disciplinares de Geografia, Ciências, Biologia e Geologia, Física e Química e Informática. Em termos de integração curricular alinham-se diversas opções de que se salientam as seguintes:

A - ORIENTAÇÃO, LOCALIZAÇÃO E CARTOGRAFIA - Tratando-se de temática curriculares da área disciplinar de Matemática e Ciências (2.º CEB) e de Geografia (3.º CEB e Secundário) são também instrumentos de trabalho de outras áreas do conhecimento ligadas ao estudo da Terra (Geologia, Biologia, Ecologia, etc.).

B - CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Recolha de dados (adquiridos no terreno por sensores) georreferenciados sobre diferentes aspetos relativos ao ambiente (temperatura, humidade, indicadores de poluição, etc.) a par de elementos multimédia. Temáticas curriculares da área disciplinar de Matemática e Ciências (2.º CEB), de Biologia, Geologia e Química (3.º CEB e Secundário) e ao nível da análise quantitativa da Matemática.

C - O GPS E A FÍSICA - O funcionamento dos sistemas de GPS é uma temática curricular da Física assim como um conjunto de dados e relações que é possível experimentar e demonstrar (espaço, tempo, velocidade, etc.).

No âmbito deste projecto a modalidade de Percursos Georreferenciados aplica-se ao desenho e produção de percursos pedestres, roteiros turísticos, visitas de estudo e saídas de campo. A natureza dos produtos a produzir incluem conteúdos curriculares de disciplinas de Geografia, História, História das Artes, Português, Estudos Sociais, Biologia, Ciências da Natureza, entre outras, e nas competências de índole técnica no grupo 550 de Informática.

O objectivo da elaboração dos percursos, sobreleva a mera utilização dos equipamentos e programas, passa por conduzir os alunos a reflectir, investigar, divulgar e partilhar o nosso património. A consecução deste objectivo obriga a um trabalho interdisciplinar e multifacetado, traçando, claramente, uma matriz de competências diversas e complexas no alunos e professores envolvidos no projecto.

Os objectivos definidos para esta modalidade são claros e precisos na referência à interdisciplinariedade, trabalho colaborativo, investigação das matérias curriculares associadas e num claro ênfase à utilização de ferramentas WEB 2.0. Assim, destacam-se como objectivos principais:

  • Fomentar o interesse dos professores e alunos pelo património histórico, cultural, natural e ambiental;
  • Desenvolver processos colaborativos de partilha de informação publicando os percursos/roteiros produzidos na "Aldeia Global" (e.g. âmbito colaborativo na participação em projectos europeus: etwinning, comenius - divulgação do património europeu);
  • Estimular o espírito de trabalho em equipa, envolvendo os alunos em grupos multidisciplinares na elaboração dos percursos/roteiros potenciando deste modo a vertente interdisciplinar nas escolas;
  • Incentivar a utilização/manipulação de ferramentas web 2.0 (Google Earth, wikipedia, youtube, podcasts, etc.), como fontes primordiais na obtenção e publicação de informação para a elaboração de percursos e roteiros;
  • Promover as relações escola-comunidade estabelecendo parcerias entre escolas e outras entidades (câmaras municipais, associações comerciais, instituições públicas e privadas ligadas ao turismo, etc.) que promovam a utilização e divulgação dos percursos e roteiros elaborados no âmbito deste projecto.

Em concreto para a vertente dos percursos georeferenciados na Educação estão definidas duas áreas de intervenção:

VISITAS DE ESTUDO E SAÍDAS DE CAMPO - Planear e documentar as visitas de estudo e saídas de campo. Partilhar informação no âmbito dos contextos de aprendizagem (trabalhos de grupo, relatórios, etc.) curricular e extracurricular.

PATRIMÓNIO HISTÓRICO E NATURAL - Desenvolvimento de percursos históricos, culturais e ambientais, para sistemas WEB de posicionamento global (Google Earth, por exemplo). Partilhar a informação na Internet (potenciando funcionalidades da Web 2.0) no âmbito de actividades de promoção do meio local (em cooperação com a comunidade envolvente) e de projectos nacionais e internacionais de intercâmbio.