Atividades a desenvolver com os alunos
1 - Mobilidade, Ciência e Ambiente
1A - Orientação, Localização e Cartografia: Tratando-se de temáticas curriculares da área disciplinar de Matemática e Ciências (2.º CEB) e de Geografia (3.º CEB e Secundário) são também instrumentos de trabalho de outras áreas do conhecimento ligadas ao estudo da Terra (Geologia, Biologia, Ecologia, etc.).
1B - Ciências Experimentais: Recolha de dados (adquiridos no terreno por sensores) georreferenciados sobre diferentes aspetos relativos ao ambiente (temperatura, humidade, poluição, etc.) a par de elementos multimédia. Temáticas curriculares da área disciplinar de Matemática e Ciências (2.º CEB), de Biologia, Geologia e Química (3.º CEB e Secundário) e ao nível da análise quantitativa da Matemática.
1C - O GPS e a Física: O funcionamento dos sistemas de GPS é uma temática curricular da Física assim como um conjunto de dados e relações que é possível experimentar e demonstrar (espaço, tempo, velocidade, etc.).
2 - Percursos Georreferenciados
2A - Visitas de Estudo e Saídas de Campo: Planear e documentar as visitas de estudo e saídas de campo, partilhar informação no âmbito dos contextos de aprendizagem curricular e extracurricular.
2B - Património Histórico e Natural: Desenvolvimento de percursos históricos, culturais e ambientais, para sistemas WEB de posicionamento global, partilhar a informação na Internet no âmbito de atividades de promoção do meio local (em cooperação com a comunidade envolvente) e de projetos nacionais e internacionais de intercâmbio.
3 - Atividades desportivas (curriculares e extracurriculares)
3A - Aulas de Educação Física: Renovar os contextos de aprendizagem da Educação Física com a integração de atividades de promoção de componentes de exploração do espaço envolvente e de variáveis fundamentais do movimento (velocidade, direção, aceleração...) potenciando as aulas de Educação Física.
3B - Desporto Escolar: As atividades de Desporto Escolar integram atividades desportivas ao ar livre cujos contextos podem ser enriquecidos com as tecnologias de mobilidade e o GPS em particular (p.e.: Orientação, Canoagem, BTT, Escalada, etc.).
3C - Ocupação saudável dos tempos livres: A georreferenciação de percursos começa a ser um interessante meio de partilha de informação sobre viagens e locais de interesse. Um dos projetos mais interessantes à escala planetária é o Geocaching em que alunos e professores (e respetivas famílias) podem participar em atividades de "caça ao tesouro" e partilhar experiências com uma vasta e entusiasta comunidade de adeptos.