No âmbito deste projecto a modalidade de Percursos Georreferenciados aplica-se ao desenho e produção de percursos pedestres, roteiros turísticos, visitas de estudo e saídas de campo. A natureza dos produtos a produzir incluem conteúdos curriculares de disciplinas de Geografia, História, História das Artes, Português, Estudos Sociais, Biologia, Ciências da Natureza, entre outras, e nas competências de índole técnica no grupo 550 de Informática.
O objectivo da elaboração dos percursos, sobreleva a mera utilização dos equipamentos e programas, passa por conduzir os alunos a reflectir, investigar, divulgar e partilhar o nosso património. A consecução deste objectivo obriga a um trabalho interdisciplinar e multifacetado, traçando, claramente, uma matriz de competências diversas e complexas no alunos e professores envolvidos no projecto.
Os objectivos definidos para esta modalidade são claros e precisos na referência à interdisciplinariedade, trabalho colaborativo, investigação das matérias curriculares associadas e num claro ênfase à utilização de ferramentas WEB 2.0. Assim, destacam-se como objectivos principais:
- Fomentar o interesse dos professores e alunos pelo património histórico, cultural, natural e ambiental;
- Desenvolver processos colaborativos de partilha de informação publicando os percursos/roteiros produzidos na "Aldeia Global" (e.g. âmbito colaborativo na participação em projectos europeus: etwinning, comenius - divulgação do património europeu);
- Estimular o espírito de trabalho em equipa, envolvendo os alunos em grupos multidisciplinares na elaboração dos percursos/roteiros potenciando deste modo a vertente interdisciplinar nas escolas;
- Incentivar a utilização/manipulação de ferramentas web 2.0 (Google Earth, wikipedia, youtube, podcasts, etc.), como fontes primordiais na obtenção e publicação de informação para a elaboração de percursos e roteiros;
- Promover as relações escola-comunidade estabelecendo parcerias entre escolas e outras entidades (câmaras municipais, associações comerciais, instituições públicas e privadas ligadas ao turismo, etc.) que promovam a utilização e divulgação dos percursos e roteiros elaborados no âmbito deste projecto.
Em concreto para a vertente dos percursos georeferenciados na Educação estão definidas duas áreas de intervenção:
VISITAS DE ESTUDO E SAÍDAS DE CAMPO - Planear e documentar as visitas de estudo e saídas de campo. Partilhar informação no âmbito dos contextos de aprendizagem (trabalhos de grupo, relatórios, etc.) curricular e extracurricular.
PATRIMÓNIO HISTÓRICO E NATURAL - Desenvolvimento de percursos históricos, culturais e ambientais, para sistemas WEB de posicionamento global (Google Earth, por exemplo). Partilhar a informação na Internet (potenciando funcionalidades da Web 2.0) no âmbito de actividades de promoção do meio local (em cooperação com a comunidade envolvente) e de projectos nacionais e internacionais de intercâmbio.