O Geocaching é uma atividade realizada predominantemente ao ar livre cujo objetivo é, recorrendo às funcionalidades dos recetores GPS (dedicados ou integrados em smartphones), localizar uma “geocache” que se encontra oculta ao olhar comum.

Uma “geocache” é, tipicamente, um recipiente que contém um livro de registo (logbook), material de escrita, e alguns objetos para troca e que está localizada num local referenciado pelas suas coordenadas geográficas. As “geocaches” são classificadas de um a cinco no que respeita à complexidade, dificuldade e acessibilidade, podendo exigir (ou não) um esforço físico considerável (ou mesmo a utilização de equipamento especial) para as encontrar.
 
Normalmente as “geocaches” pretendem divulgar locais de valor arquitetónico, histórico, cultural, natural, etc. Por vezes, para localizar a “geocache”, torna-se necessário resolver problemas e enigmas, que podem estar relacionados com diversas áreas do conhecimento.
O Geocaching promove ainda um esforço no sentido de preservar a natureza e criar consciência ambiental. Para tal, aos praticantes de Geocaching (“geocachers”) é sugerido que removam algum lixo das áreas visitadas e que as deixem em igual ou melhor estado em que as encontraram ("Cache In, Trash Out").
A comunidade portuguesa de praticantes tem vindo a crescer a cada ano, assim como o número de “geocaches” colocadas, pelo que estamos empenhados em mobilizar a sua experiência e dinamismo para potenciar estas práticas na renovação dos contextos de aprendizagem e promoção na “aldeia global” das áreas em que as escolas se inserem.
Encontram-se no endereço oficial do Geocaching (http://www.geocaching.com) todas as informações complementares que pretenda saber sobre esta atividade.
O projeto GO! – Mobilidade na Educação, concebido e implementado em parceria entre o CCEMS e a Direção Geral de Educação do MEC, tem uma rede de escolas que já utilizam o GPS na referenciação de percursos e na recolha de dados ambientais.
 
O desafio que se coloca a esta rede de escolas pode ser colocado em duas perspetivas, com períodos de execução diferenciados:
Até Julho de 2012: Rede de “geocaches” GO!: docentes de cada escola colocam uma “geocache” do projeto GO! na área envolvente da escola, promovendo assim a divulgação do património local;
Ano letivo 2012/13: Conceção e implementação de uma ou mais atividades para alunos das escolas que envolvam a prática do Geocaching ou inspiradas nos seus procedimentos e valores. No âmbito desta atividade podem recorrer a diferentes tipos de caches das quais se destacam:
    • Tradicionais: mostrar um local interessente localizado no meio envolvente à escola ou no concelho
    • Multi-cahes: caches com múltiplos pontos em que no primeiro existem instruções para calcular as coordenadas do próximo ponto, e assim sucessivamente, sendo aplicável a todas as áreas disciplinares.
    • Caches Mistério: Envolve a resolução de um quebra-cabeças ou enigma. Aplicável a todas as áreas disciplinares.
    • Earthcaches: Caches específicas voltadas para locais de interesse geológico - http://www.earthcache.org
Para apoiar à integração do Geocaching como atividade educativa será disponibilizada formação aos professores participantes de duas tipologias alternativas ou complementares:
 
Informal: workshops e sessões de apresentação e demonstração da iniciativa

Formal: formação contínua acreditada na modalidade de oficina, com a duração de 30 horas (15+15 horas) e 1.2 unidades de crédito

Integrar o GPS e o Geocaching em contextos de aprendizagem escolar de natureza disciplinar, interdisciplinar e de complemento curricular;

Promover a adesão das Escolas a projetos nacionais e internacionais no âmbito da utilização educativa do GPS e do Geocaching;

Promover o interesse e a participação ativa dos alunos na construção do seu próprio conhecimento;

Promover o trabalho colaborativo e a partilha de experiências e materiais entre os professores participantes;

Promover abordagens interdisciplinares dos processos de construção do conhecimento;

Fomentar atividades ao ar livre e a participação das famílias nas atividades da escola.

Na página oficial do Geocaching (http://www.geocaching.com) pode inscrever-se, ver vídeos e ler documentos de ajuda.

É nesta página que também regista as caches encontradas bem como regista as caches que disponibilizar.