Tal como o nome da modalidade sugere "Mobilidade, Ciência e Ambiente", pretende-se promover o estudo de variáveis ambientais, devidamente enquadrado tanto a nível curricular como extracurricular, utilizando um conjunto de equipamentos para recolha de dados (GPS, Sensores e Máquina fotográfica Digital). Posteriormente à recolha de dados, terá lugar o seu tratamento e interpretação.
Como objetivos desta modalidade destacam-se:
- Promover nos alunos o espírito crítico em relação ao meio circundante;
- Fomentar o ensino experimental e contextualizado das ciências através de trabalho projeto em torno do estudo do meio circundante e da realidade local;
- Desenvolver competências para a utilização de ferramentas da WEB 2.0 no âmbito do trabalho escolar e na educação para a cidadania;
- Promover a partilha de informação disponibilizando os recursos em ferramentas Web 2.0 em trabalho colaborativo com outras escolas.
Destina-se aos grupos disciplinares de Geografia, Ciências, Biologia e Geologia, Física e Química e Informática. Em termos de integração curricular alinham-se diversas opções de que se salientam as seguintes:
A - ORIENTAÇÃO, LOCALIZAÇÃO E CARTOGRAFIA - Tratando-se de temática curriculares da área disciplinar de Matemática e Ciências (2.º CEB) e de Geografia (3.º CEB e Secundário) são também instrumentos de trabalho de outras áreas do conhecimento ligadas ao estudo da Terra (Geologia, Biologia, Ecologia, etc.).
B - CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Recolha de dados (adquiridos no terreno por sensores) georreferenciados sobre diferentes aspetos relativos ao ambiente (temperatura, humidade, indicadores de poluição, etc.) a par de elementos multimédia. Temáticas curriculares da área disciplinar de Matemática e Ciências (2.º CEB), de Biologia, Geologia e Química (3.º CEB e Secundário) e ao nível da análise quantitativa da Matemática.
C - O GPS E A FÍSICA - O funcionamento dos sistemas de GPS é uma temática curricular da Física assim como um conjunto de dados e relações que é possível experimentar e demonstrar (espaço, tempo, velocidade, etc.).