Actividade de peddy paper para a zona histórica da cidade de Leiria. Esta apresenta uma componente interdisciplinar dado que os alunos, nos locais onde estão marcados os pontos, terão que responder a questões relacionadas com os conteúdos das disciplinas do 10º ano que fazem parte do seu currículo e questões histórico-culturais relativas à cidade de Leiria.
Jogo de caça ao tesouro "Em busca das moedas de ouro" na ESFRL e suas imediações.
Navegar para pontos num percurso tipo estrela e tipo triângulo na ESFRL.
Com este trabalho pretende-se, através de um jogo de caça ao tesouro (Munzee), levar os visitantes e habitantes de Leiria conhecer e usufruir da requalificação urbana e valorização ambiental realizada junto às margens do rio Lis realizada com o Programa Polis (Programa de Requalificação Urbana e Valorização Ambiental das Cidades).
Primeiramente será apresentado o jogo Munzee e como jogá-lo. No capítulo seguinte descrever-se-á a fundamentação da selecção dos locais para a colocação dos munzees. Seguidamente serão apresentados os locais onde estão colocados os munzees e informações relativas a estes. Por fim a bibliografia de suporte para a realização deste trabalho.
Este trabalho consiste no planeamento de um conjunto e actividades para a aprendizagem das competências básicas para a utilização de um smartphone, de forma autónoma, por parte dos alunos da Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo.
No planeamento de cada uma das actividades práticas que de seguida se apresentam é referido o objectivo da actividade, o local onde a mesma decorrerá, o material necessário ao seu desenvolvimento, a descrição da actividade assim como a forma de organização e instruções a fornecer aos alunos.
A última actividade apresentada será a mais “complexa”, que finalizará o conjunto das actividades planeadas. Esta será realizada na zona histórica da cidade de Leiria, sendo uma actividade que além de apelar às competências abordadas nas actividades anteriores, relativas aos smartphones, também requer a utilização de competências relacionadas com a orientação.
Esta actividade terá também uma componente interdisciplinar dado que os alunos, nos locais onde estão marcados os pontos, terão que responder a questões relacionadas com os conteúdos das disciplinas que fazem parte do seu currículo e questões histórico-culturais relativas à cidade de Leiria.
Este trabalho consiste no planeamento de um conjunto e actividades para a aprendizagem das competências básicas para a utilização de uma unidade GPS (Global Positioning System) de forma autónoma, por parte dos alunos da Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo.
No planeamento de cada uma das actividades práticas que de seguida se apresentam é referido o objectivo da actividade, o local onde a mesma decorrerá, o material necessário ao seu desenvolvimento, a descrição da actividade assim como a forma de organização e instruções a fornecer aos alunos. Para algumas das actividades também são apresentados documentos de apoio às mesmas (e.g. cartões de controlo e fichas de actividade).
A última actividade apresentada será a mais “complexa”, que finalizará o conjunto das actividades planeadas. Esta será realizada na zona histórica da cidade de Leiria, sendo uma actividade que além de apelar às competências abordadas nas actividades anteriores, relativas à unidade de GPS, também requer a utilização de competências relacionadas com a orientação.
Esta actividade terá também uma componente interdisciplinar dado que os alunos, nos locais onde estão marcados os pontos, terão que responder a questões relacionadas com os conteúdos das disciplinas que fazem parte do seu currículo.
Em grupo (7º, 8º E 9º ano), os alunos mediante as coordenadas que lhe são fornecidas, devem deslocar-se a determinados locais da escola, onde deverão responder às questões (observação; matemática; física e química; biologia; biblioteca escolar) apresentadas numa ficha de resposta. Ganha a equipa que mais pontos obtiver.
Atividade elaborada no âmbito da Ação de Formação “Geocaching e atividades com recurso a orientação e GPS”, realizada em Torres Novas.
Pretende-se que os alunos, aplicando conhecimentos dos conteúdos curriculares percorram os cinco continentes/pontos e decifrem os enigmas.
Com recurso a um Smarthphone, os alunos deslocam-se a determinados pontos, estrategicamente marcados dentro do recinto escolar, onde terão de realizar uma ou mais tarefas por ponto.
Atividade desenvolvida no âmbito do Projeto GO - o Geocaching nas escolas e a renovação dos contextos de aprendizagem
Percurso pedestre realizado no âmbito da disciplina de Geografia com as turmas de 7º ano, orientado por monitores do Centro de Interpretação Científico-Ambiental (CICA), pretendendo-se:
Identificar diferentes formas de relevo;
Analisar diferentes elementos da paisagem;
Analisar fenómenos geológicos e climáticos;
Verificar a importância dos parques naturais na preservação dos ecossistemas.
Tendo como base o ficheiro kmz, os alunos realizaram atividades de consolidação, em substituição do relatório da visita de estudo.