A abordagem mais comum, e transversal a todas as outras, potencia um conjunto de funcionalidades dos equipamentos "de mão" no âmbito da recolha de dados e acesso à informação em diferentes suportes (texto, foto, áudio, vídeo e animação). A Internet sem fios disponibilizada pelos telemóveis 3G, e o aumento da capacidade de processamento e armazenamento destes dispositivos, expandiram as suas potencialidades e aplicações.

A integração de recetores GPS trouxe a este equipamento potencialidades adicionais na promoção do desenvolvimento de competências em áreas curriculares tão diversas como a Física (o funcionamento do GPS), a Geografia (orientação e localização absoluta), a Biologia (em especial a Ecologia), Educação Física (orientação e recolha de dados como distâncias, acelerações, velocidades, etc.) ou... a Matemática (sistemas ortogonais, relações entre distâncias, trigonometria).

A temática do património histórico (e das rotas de monumentos) e natural abre interessantes perspetivas interdisciplinares na documentação do território e da herança cultural.

A tipologia das atividades a desenvolver nas Escolas serão sistematizadas nestas três áreas: Percursos Georreferenciados; Mobilidade, Ciência e Ambiente; Atividades desportivas.