A miniaturização das tecnologias, e autêntica revolução ao nível da conectividade, permite-nos ter num equipamento de reduzidas dimensões (PDA, Telemóveis 3G, iPod ...) um conjunto de funcionalidade dos computadores (nomeadamente leitura de ficheiros comuns, execução de programas e acesso à Internet), de dispositivos de captura de imagens e vídeo, comunicações (telemóvel e Internet) e ainda sistemas de localização por sistemas de geoposicionamento global (GPS)...
A par da miniaturização de equipamentos e democratização do acesso aos mesmos (devido à redução de preços), verifica-se um grande incremento na disponibilização de informação e serviços para este tipo de dispositivos quer ao nível da Internet quer das Televisões e dos média em geral.
Parece-nos fundamental potenciar os benefícios destas tecnologias na Educação, promovendo nos jovens hábitos corretos de utilização em contextos de estudo, trabalho e lazer.
As aplicações dos sistemas GPS, e as questões relativas aos serviços de informação geográfica em geral, são atualmente uma das áreas mais dinâmicas, no âmbito dos processos de monitorização, como instrumentos de planeamento e gestão, ou no uso quotidiano dos cidadãos em atividades profissionais, desportivas e de lazer.
Um dos projetos mais ambiciosos foi desencadeado pela Agência Espacial Europeia (ESA) - EGNOS (Galileu) - que conta terá sua constelação de 30 satélites completamente operacional, e com grandes avanços em relação ao sistema americano, já em 2014.
A elevada precisão do sistema GALILEU e a sua natureza civil (ao contrário dos sistemas russo e norte-americano, de natureza militar) abrirá um mundo de possibilidades para ampliar as aplicações dos sistemas de geoposicionamento global a novas áreas de intervenção de natureza técnica, comercial e social.
A abordagem mais comum, e transversal a todas as outras, potencia um conjunto de funcionalidades dos equipamentos "de mão" no âmbito da recolha de dados e acesso à informação em diferentes suportes (texto, foto, áudio, vídeo e animação). A Internet sem fios disponibilizada pelos telemóveis 3G, e o aumento da capacidade de processamento e armazenamento destes dispositivos, expandiram as suas potencialidades e aplicações.
A integração de recetores GPS trouxe a este equipamento potencialidades adicionais na promoção do desenvolvimento de competências em áreas curriculares tão diversas como a Física (o funcionamento do GPS), a Geografia (orientação e localização absoluta), a Biologia (em especial a Ecologia), Educação Física (orientação e recolha de dados como distâncias, acelerações, velocidades, etc.) ou... a Matemática (sistemas ortogonais, relações entre distâncias, trigonometria).
A temática do património histórico (e das rotas de monumentos) e natural abre interessantes perspetivas interdisciplinares na documentação do território e da herança cultural.
A tipologia das atividades a desenvolver nas Escolas serão sistematizadas nestas três áreas: Percursos Georreferenciados; Mobilidade, Ciência e Ambiente; Atividades desportivas.
Atividades a desenvolver com os alunos
1 - Mobilidade, Ciência e Ambiente
1A - Orientação, Localização e Cartografia: Tratando-se de temáticas curriculares da área disciplinar de Matemática e Ciências (2.º CEB) e de Geografia (3.º CEB e Secundário) são também instrumentos de trabalho de outras áreas do conhecimento ligadas ao estudo da Terra (Geologia, Biologia, Ecologia, etc.).
1B - Ciências Experimentais: Recolha de dados (adquiridos no terreno por sensores) georreferenciados sobre diferentes aspetos relativos ao ambiente (temperatura, humidade, poluição, etc.) a par de elementos multimédia. Temáticas curriculares da área disciplinar de Matemática e Ciências (2.º CEB), de Biologia, Geologia e Química (3.º CEB e Secundário) e ao nível da análise quantitativa da Matemática.
1C - O GPS e a Física: O funcionamento dos sistemas de GPS é uma temática curricular da Física assim como um conjunto de dados e relações que é possível experimentar e demonstrar (espaço, tempo, velocidade, etc.).
2 - Percursos Georreferenciados
2A - Visitas de Estudo e Saídas de Campo: Planear e documentar as visitas de estudo e saídas de campo, partilhar informação no âmbito dos contextos de aprendizagem curricular e extracurricular.
2B - Património Histórico e Natural: Desenvolvimento de percursos históricos, culturais e ambientais, para sistemas WEB de posicionamento global, partilhar a informação na Internet no âmbito de atividades de promoção do meio local (em cooperação com a comunidade envolvente) e de projetos nacionais e internacionais de intercâmbio.
3 - Atividades desportivas (curriculares e extracurriculares)
3A - Aulas de Educação Física: Renovar os contextos de aprendizagem da Educação Física com a integração de atividades de promoção de componentes de exploração do espaço envolvente e de variáveis fundamentais do movimento (velocidade, direção, aceleração...) potenciando as aulas de Educação Física.
3B - Desporto Escolar: As atividades de Desporto Escolar integram atividades desportivas ao ar livre cujos contextos podem ser enriquecidos com as tecnologias de mobilidade e o GPS em particular (p.e.: Orientação, Canoagem, BTT, Escalada, etc.).
3C - Ocupação saudável dos tempos livres: A georreferenciação de percursos começa a ser um interessante meio de partilha de informação sobre viagens e locais de interesse. Um dos projetos mais interessantes à escala planetária é o Geocaching em que alunos e professores (e respetivas famílias) podem participar em atividades de "caça ao tesouro" e partilhar experiências com uma vasta e entusiasta comunidade de adeptos.