O Centro de Competência Entre Mar e Serra (CCEMS) tem investigado a forma de potenciar a aprendizagem da programação em TIC nos vários níveis de ensino em intervenções em contextos reais. Neste sentido apresentamos, integrado no projeto GO! a iniciativa “Programar Para Voar” (Code2Fly) que resulta da investigação, testes e experiências realizadas nos últimos meses pela equipa CCEMS (e.g. https://www.youtube.com/watch?v=Zp5qjZK6610).
Nas diferentes tipologias pretendemos que os alunos foquem o seu esforço na programação de objetos tangíveis, como complemento à programação para o ecrã, como estratégia para uma melhor perceção do espaço tridimensional, motivação para o tema e realização de atividades em contacto com a natureza.
As escolas/professores interessadas poderão aderir à inicitaiva, a qual pretende constituir uma rede de partilha e troca de experiências, através do Formulário de manifestação de interesse em aderir à iniciativa.
No ano letivo 2014/2015 candidatamo-nos com o Projeto GO!, ao “Prémio Inclusão e Literacia Digital”, promovido pela FCT, o qual distingue projetos na área de inclusão e literacia digitais, que se configurem como modelos de boas práticas. Como resultado desta candidatura foi-nos atribuído um prémio monetário para financiar a ampliação e renovação da rede de escolas/agrupamentos do referido projeto, que decorrerá em 2015/2016, envolvendo 22 agrupamentos de escolas.
O Projeto GO! Mobilidade na Educação foi premiado pela Rede TIC e Sociedade, da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito da edição 2014, do Prémio Inclusão e Literacia Digital.
O prémio possibilitou, em 2015, a investigação e desenvolvimento de aplicações para equipamentos móveis (smartphones e tablets)e a implementação, em parceria com o Desporto Escolar, de um programa para a promoção da atividade física na exploração da Natureza, que envolveu centenas de professores de escolas de todo o país.
Em 2016 vamos instituir uma rede de escolas que, nos próximos dois anos, vão aprofundar a versão 3 do projeto GO!. Estas escolas vão receber Kits de equipamentos necessários para tal bem como ampliar ou desenvolver o projeto com financiamento próprio. No próximo dia 20 de fevereiro, vai realizar-se a apresentação pública das atividades a desenvolver, assinar-se os protocolos com as escolas da rede GO 3.0 e serão entregues os equipamentos. Haverá workshops a desenvolver-se em torno do Castelo de Leiria e da Rota do Crime do Padre Amaro.